Farofa fá

FAROFAFÁ

E quem não gosta de farofa? Farofa combina com tudo, farofa dá amor no coração e farofa me lembra a minha avó! Sim, a minha avó! Porque na casa dela sempre tinha uma farinha torradinha pra comer com o melhor arroz, feijão, carne moída e batatinha que já existiu nesse mundinho aqui.

E a minha cozinha é um conjunto das minhas melhores lembranças, um pouquinho dos sabores que me fazem sorrir… Portanto, aqui vão duas das minhas receitas prediletas de farofa:

Farofa de banana

6 porções

500 g de farinha de mandioca

250 g de manteiga

175 g de açúcar

5 bananas prata maduras

Ciboulette picada

Modo de preparo: 1 Doure a farinha de mandioca em duas colheres de manteiga derretida; reserve. 2 Em outra panela, derreta o restante da manteiga. 3 Acrescente a banana e o açúcar. 4 Deixe as bananas dourarem bem e o açúcar derreter por completo. 5 Agregue essa mistura à farinha. 6 Acrescente a ciboulette e sirva quente ou morna.

Farofa crocante

6 porções

500 g de farinha flocada (eu gosto da farinha Deusa)

120 g de cubinhos de bacon

100g de paio em rodelas

4 ovos cozidos e cortadinhos

120 g de manteiga

100 g de biscoito polvilho salgado

1 cebola grande em cubos

salsinha e alecrim picados

Sal

1 Em uma frigideira, doure os cubinhos de bacon e paio. Reserve. 2 Na mesma gordura, doure os cubinhos de cebola (se necessário, acrescente manteiga). 3 Misture o bacon e a cebola com a farinha. 4 Triture os biscoitos de polvilho e junte a mistura . 5 Acrescente os demais ingredientes e misture. Acerte o sal e sirva.

Em tempo: Essa colher de madeira que aparece na foto do post é a colher do potinho de farinha torrada da casa da minha avó!

É muito AMOR!!! ❤